Com o advento dos implantes dentários, a Odontologia passou a perceber uma maior necessidade de solucionar os defeitos ósseos para aumentar a sobrevida dos parafusos implantados ou para ganhar volume ósseo antes da instalação dos implantes.
Existem vários tipos de enxertos, biomateriais, substitutos ósseos e inúmeras técnicas cirúrgicas que podem ser feitas logo após a extração de um dente, em um segundo momento cirúrgico ou no mesmo tempo cirúrgico da instalação de implantes dentários.
Baseado no diagnóstico preciso, o dentista vai escolher o melhor momento e o material mais adequado para cada caso.
Tipos de enxertos ósseo na Odontologia
Enxertos são substituições ou correções ósseas que podem ser feitas de várias maneiras. Nos últimos 50 anos, podemos encontrar vasta literatura sobre enxertos ósseos na Implantodontia, apresentando resultados bastante satisfatórios. Resumidamente, os enxertos podem ser:
Enxerto ósseo autógeno: quando o doador e o receptor são a mesma pessoa. Por exemplo: retirada de osso do ramo da mandíbula para aumentar volume de osso na região anterior de maxila do mesmo paciente; para posterior colocação de implantes;
Enxerto ósseo alógenos: quando o doador e o receptor são da mesma espécie. Por exemplo: uso de banco de ossos humanos.
Enxerto ósseo xenógeno: quando o doador e receptor são de espécies diferentes. Por exemplo: osso bovino como os substitutos ósseos.
Enxerto ósseo sintético: quando o material é produzido em laboratório com materiais que apresentam biocompatibilidade com tecido humano.
O procedimento é indicado em casos de perda óssea causada por extração dentária prévia, traumas e doença periodontal, que comprometeram a quantidade óssea.
É importante lembrar que a qualidade do osso existente também é um fator determinante para o sucesso da osseointegração e durabilidade do implante.
Mesmo que a quantidade de osso pareça suficiente, a qualidade pode ser comprometida por condições sistêmicas que afetam a densidade óssea.
O enxerto repõe o tecido ósseo, permitindo que o osso tenha quantidade, altura e qualidade para receber a instalação do implante dental.